Como funciona a transmissão?
Transmissão manual
Partida
Para dar a partida, pressione o pedal da embreagem até o final e coloque a 1ª marcha. Após liberar o pedal do freio, libere gradualmente a embreagem. Ao ouvir uma mudança no som do motor, pressione levemente o acelerador enquanto continua a liberar gradualmente a embreagem.
Mudança de marcha
Todas as marchas à frente são sincronizadas, permitindo uma mudança silenciosa e fácil. Pressione sempre o pedal da embreagem até o final antes de mudar as marchas.
Velocidades máximas permitidas para redução de marcha
Redução de Marcha | Posição da alavanca de transferência | |
---|---|---|
"4H" ou "4H LOCK" | "4L LOCK" | |
2ª para 1ª | 45 | 20 |
3ª para 2ª | 85 | 45 |
4ª para 3ª | 120 | 60 |
5ª para 4ª | 165 | 85 |
Observação: Você pode não acelerar até a velocidade máxima permitida devido à situação de condução e/ou condição do veículo.
Atenção: Ao reduzir para uma marcha inferior, certifique-se de não acionar acima das velocidades máximas permitidas para a próxima marcha inferior ou pode ocorrer dano severo ao motor.
Mantenha a rotação do motor fora da zona vermelha do tacômetro.
Advertências
- Reduza a velocidade e engate uma marcha inferior antes de iniciar uma descida longa ou subida inclinada. Uma marcha inferior permite o uso do freio motor. Evite forçar os freios ou eles podem superaquecer, provocando falha dos freios.
- Ao dirigir em pisos escorregadios, certifique-se de reduzir a velocidade antes de engatar uma marcha inferior. Mudanças excessivas ou repentinas nas rotações do motor podem causar perda de tração, levando à perda de controle do veículo.
- Certifique-se que o veículo esteja totalmente parado antes de engatar a marcha à ré.
Transmissão automática
O modo de transmissão automática de 3 marchas é recomendado para as seguintes condições de condução:
- Condução em rodovias montanhosas, com muito vento
- – Você pode dirigir mais suavemente, com menos mudanças frequentes de marchas
- Descendo ladeiras acentuadas
- – Fornece freio motor
Observação: Com a alavanca de transferência na posição “4L LOCK”, a transmissão automática de 4 marchas permanece no modo 3 marchas.
Interruptor do seletor do modo A/T Power
Quando você precisar maior potência em terrenos montanhosos ou partida suave em pisos escorregadios, pressione o interruptor “A/T POWER”. Para ativar o seletor do modo A/T Power, pressione o interruptor “A/T POWER” e a luz indicadora “POWER” acende no painel de instrumentos. Para desativar, pressione novamente o interruptor e a luz indicadora “POWER” apaga.
Modo de condução de potência
Quando o interruptor “A/T POWER” está acionado com a alavanca em “D” (Condução) ou “3” (3 Baixa), se você pressionar o pedal do acelerador os pontos de mudança são atrasados para que o motor possa aumentar as rotações em cada marcha. Portanto, você pode dirigir com mais potência do que a condução normal.
Modo piso escorregadio
Quando o interruptor “A/T POWER” estiver ligado na posição “2” (2 Baixa), a marcha será mantida em segunda enquanto dirigir ou quando começar a dirigir. Portanto, você pode dirigir suavemente em pisos escorregadios.
Observação:
- Quando você começar a dirigir com a alavanca em “2” (2 Baixa) enquanto o interruptor “A/T POWER” estiver ligado, a marcha será mantida em segunda. Se você precisar engatar uma marcha superior, coloque a alavanca na posição “3” (3 Baixa) ou “D” (Condução).
- Quando o interruptor “A/T POWER” estiver ligado, se você colocar a alavanca na posição “3” (3 Baixa) ou “D” (Condução) para “2” (2 Baixa), a marcha será mantida em segunda.
Alavanca seletora
A alavanca seletora é projetada para não poder ser mudada na posição “P” se o interruptor de ignição não estiver na posição “ON” e o pedal do freio pressionado.
Para condução normal, certifique-se que a luz indicadora “POWER” esteja apagada e então coloque a alavanca seletora em “D” (Condução). Use as outras posições da alavanca seletora conforme descrito a seguir:
P (Estacionamento)
Use esta posição para travar a transmissão quando o veículo estiver estacionado ou ao dar a partida no motor. Coloque em “P” (Estacionamento) somente quando o veículo estiver completamente parado.
R (Ré)
Use esta posição para dar marcha à ré no veículo a partir da posição parado. Certifique-se que o veículo esteja completamente parado antes de engatar a ré.
N (Neutro)
Use esta posição para dar partida no motor se ele morrer e você precisar dar novamente a partida com o veículo em movimento. Você também pode colocar em Neutro e pressionar o pedal do freio para manter o veículo estacionado em marcha lenta.
D (Condução)
Use esta posição para condução normal. Com a alavanca seletora na posição “D” você pode ter uma mudança automática para uma marcha inferior pressionando o pedal do acelerador. Quanto maior a velocidade do veículo, é necessário pressionar com mais força o pedal do acelerador para reduzir a marcha.
3 (3 Baixa)
Use esta posição para dirigir em subidas e descidas moderadas. O efeito de freio motor para descidas moderadas pode ser usado nesta posição. A transmissão muda somente até a 3ª marcha.
2 (2 Baixa)
Use esta posição para ter potência extra em subidas ou para ter freio motor ao descer ladeiras.
Observação: Nestas 3 ou 2 posições, se o interruptor do seletor do modo A/T Power estiver na posição “ON”, a transmissão não muda para “L” (1 Baixa).
L (1 Baixa)
Use esta posição para ter potência máxima ao subir ladeiras íngremes ou dirigir em lama e neve profundas, ou para ter máximo freio motor ao descer ladeiras íngremes.
Observação: Se você mover a alavanca seletora para uma marcha inferior quando estiver dirigindo em velocidade superior à máxima permitida para a marcha inferior, a transmissão não fará a mudança para a marcha inferior até que a velocidade diminua abaixo da velocidade máxima da marcha inferior.
Advertências
- Pressione sempre o pedal do freio antes de mudar da posição “P” (Estacionamento) (ou “N” (Neutro) se o veículo estiver estacionado) para uma marcha à frente ou à ré, para evitar que o veículo se mova inesperadamente ao fazer a mudança de marcha.
- Se seu veículo tem tração nas quatro rodas, nunca deixe a alavanca de transferência em “N” (Neutro) quando estacionar, senão o veículo pode se movimentar, mesmo que a transmissão esteja em “P” (Estacionamento).
- Certifique-se que o veículo esteja totalmente parado antes de engatar a marcha à ré.
- Certifique-se de tomar os seguintes cuidados para evitar danos à transmissão automática:
- Certifique-se que o veículo esteja completamente parado antes de mudar para “P” ou “R”.
- Não mude de “P” ou “N” para “R”, “D”, “3”, “2” ou “L” quando o motor estiver em rotação superior à marcha lenta.
- Não acelere o motor com a transmissão em posição de condução (“R”, “D”, “3”, “2” ou “L”) e as rodas traseiras não se moverem.
- Não use o acelerador para segurar o veículo em uma subida, use os freios do veículo.
Se você não puder mudar a alavanca seletora da transmissão automática da posição “P” (Estacionamento)
Veículos com transmissão automática têm um dispositivo de trava de estacionamento acionado eletricamente. Se a bateria do veículo estiver descarregada ou existir alguma outra falha elétrica, a transmissão automática não pode ser mudada da posição “P” pelo modo normal.
Uma partida auxiliar pode resolver o problema. Se não resolver, siga este procedimento. Este procedimento permitirá mudar a alavanca seletora da posição “P”.
- Certifique-se que o freio de estacionamento esteja aplicado com firmeza.
- Se o motor estiver funcionando, desligue-o.
- Certifique-se que a chave esteja naposição “ON” ou “ACC”.
- Remova a tampa (1) do orifício.
- Insira a chave ou uma chave de fenda na fenda do orifício e coloque a alavanca seletora na posição desejada.
Este procedimento é para uso somente em emergências. Se for necessário repetir este procedimento ou ele não funcionar conforme descrito, inspecione o veículo.